Comunicado

"Pela troca de servidores, o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Parnamirim estará fora do ar até as 16:00 horas de hoje, dia 2 de junho de 2016. Pedimos sinceras desculpas pelo transtorno."

Mutirões de mamografias marcam início do ‘Outubro Rosa’ na Câmara de Parnamirim

A Câmara de Parnamirim, em parceria com a prefeitura,  iniciou na manhã desta quarta-feira( 4) a programação do ‘Outubro Rosa’ no município com uma série de mutirões de mamografias gratuitamente. A unidade móvel "Amigo do Peito"  estará até a sexta-feira (6), das 8h às 17h, realizando os exames na área externa da Casa legislativa e deverá atender cerca de 300 mulheres. No final de semana, o caminhão segue para o litoral. 

A solenidade de abertura da ação reuniu o prefeito Rosano Taveira, acompanhado do secretário de Saúde, João Albérico, e vereadores. “ É muito importante esse momento, pois temos a satisfação de abrigar o caminhão Amigo do Peito, que estará prevenindo esse mal que atormenta as nossas mulheres. Quero reafirmar o compromisso da Câmara e dizer que estaremos engajados junto com o executivo no que for preciso para promover a saúde feminina”, disse o presidente da Câmara, vereador Irani Guedes. 

O secretário de Saúde, João Albérico, informou que em breve o caminhão também oferecerá os serviços aos demais bairros de Parnamirim. “Estamos iniciando aqui na Câmara. Já neste fim de semana vamos levar ao litoral(Pium e Pirangi) e depois vamos descentralizar nos bairros”, lembrou. 

Para serem atendidas, as mulheres com idade de 49 a 69 anos, deverão comparecer em frente à Câmara munidas com cópias de RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Mulheres fora dessa faixa etária também estão sendo atendidas. Nesse caso, mediante requisição médica. 

Os exames são feitos em alta tecnologia, que dispõe de um mamógrafo com sistema digital, e duram 10 minutos. Depois, os laudos são enviados para uma perícia especializada em Recife . O paciente recebe o resultado entre 20 a 30 dias. 

Maria Sabino Aguiar, de 68 anos, foi uma das atendidas. “Já é segunda vez que realizo o exame. Tive uma cunhada que faleceu de câncer na mama, então é muito importante realizarmos a mamografia para nos prevenir”, afirmou a moradora do bairro Rosa dos Ventos. 

Saiba onde estará a Unidade Móvel ‘Amigos do Peito’:

4,5,6/10 – Em frente à Câmara Municipal de Parnamirim

7, 8/10 – Litoral( Pium e Pirangi do Norte- Praça São Sebastião)

30 e 31/10 - Em frente à Câmara Municipal de Parnamirim

VOLTAR