Comunicado

"Pela troca de servidores, o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Parnamirim estará fora do ar até as 16:00 horas de hoje, dia 2 de junho de 2016. Pedimos sinceras desculpas pelo transtorno."

Câmara de Parnamirim terá ação voltada à campanha Novembro Azul

Depois de mobilizar os servidores e população com o Outubro Rosa, A Câmara Municipal de Parnamirim chamará a atenção para a prevenção ao câncer de próstata - com uma ação voltada à campanha "Novembro Azul" - nesta sexta-feira (17), a partir das 7h, na Casa Legislativa. A ação, que será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), é direcionada aos servidores e a população em geral. 

Uma série de atividades voltadas para a saúde do homem foi programada para o evento. Equipes de saúde estarão realizando diversos serviços, como: avaliação física e atividade laboral, orientação nutricional, teste de glicemia e aferição da pressão arterial, além de testes rápidos de HIV e Sífilis, Hepatites B e C, coleta de exames laboratoriais (PSA), palestras educativas, confecção do Cartão SUS e distribuição da Caderneta do Idoso e preservativos masculinos e femininos. 

Para a coleta do PSA é necessário aguardar dois dias após ejaculação; dois dias após prática de exercício em bicicleta comum ou ergométrica e motociclismo; três dias após uso de supositório sondagem uretral ou toque retal; não fazer esforço físico dois dias antes do exame e estar em jejum de 12 horas para a coleta. 

De acordo com o presidente da Câmara, Irani Guedes, a ação tem o objetivo de alertar os cuidados na prevenção da saúde masculina. “O objetivo desta ação conjunta com a Sesad é mobilizar os servidores e população para alertar sobre câncer de próstata e as outras doenças masculinas. Para isso, vamos acomodar os serviços em diversos espaços da Casa do Povo”, informou o chefe do Legislativo. 

Prevenção continua

A unidade móvel “Amigo do Peito”, que durante o mês de outubro esteve na Câmara realizando exames de mamografias gratuitamente, segue oferecendo o serviço na Casa Legislativa. 

A ação, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce na prevenção e cura do câncer de mama, é fruto de uma parceria da Câmara com o intermédio da prefeitura, através da Secretaria de Saúde (Sesad). 

VOLTAR